Por quanto tempo fica salvo o carrinho de compras?

O tempo de duração de um carrinho de compras depende do comportamento do cliente e o modo de navegação, mas existem regras gerais importantes:


Duração padrão no navegador:

  • A plataforma foi projetada para armazenar o carrinho por até 30 dias no dispositivo do cliente.
  • As informações ficam salvas por meio de cookies no navegador.
  • Mesmo que o cliente saia do site ou feche o navegador, ao retornar dentro desse prazo e visitar a tela de carrinho o mesmo será reconstituído automaticamente.

Inatividade e logout:

  • Se o cliente ficar mais de 3 horas sem acessar nenhuma página da loja, ele será deslogado.
  • Porém, a lista de produtos no carrinho permanece salva por meio de cookies no navegador, independentemente do login.

Modo anônimo (navegação privada):

  • Quando o cliente utiliza navegação anônima/incógnita, ele está instruindo o navegador a não armazenar informações locais.
  • Nesse caso, assim que ele fecha a janela, a lista do carrinho é perdida.
  • Essa é uma característica do próprio navegador, não da plataforma.

Quando o carrinho passa a ser registrado como abandonado?

Enquanto o cliente está navegando sem se identificar, a lista fica apenas no dispositivo.


A partir do momento em que ele:

  • Informa nome e e-mail na finalização da compra (checkout), ou
  • Está logado na conta da loja,

a plataforma registra o carrinho como abandonado após 30 minutos de inatividade.


Caso ele não retorne à compra nesse período, esse registro é utilizado para o envio do e-mail de carrinho abandonado.


Sobre a reserva de estoque:

Importante:

O simples fato de montar um carrinho de compras não garante reserva de estoque.

Se outro cliente finalizar o pedido primeiro e o estoque acabar, o produto pode ficar indisponível mesmo que ele permaneça no carrinho de compras de outros usuários.


Resumo rápido:

  • Carrinho fica salvo por até 30 dias no dispositivo.
  • O uso de aba anônima impede que ele seja armazenado.
  • O cliente pode ser deslogado após 3h de inatividade, mas o carrinho permanece no navegador.
  • Quando identificado (login ou e-mail no checkout), o carrinho é salvo no banco de dados e pode gerar e-mails de carrinho abandonado.
  • Montar um carrinho não reserva produtos.

Caso queira saber mais sobre como funciona o carrinho abandonado, clique aqui.