Como funciona a gestão de Cupons de Desconto

Os cupons de desconto são grandes aliados em estratégias de marketing e podem ajudar bastante a impulsionar as vendas.


Na plataforma Braavo!, você conta com vários tipos de cupons. Eles podem ser:

  • Cupom de desconto padrão
  • Cupom de desconto privado (somente clientes autorizados podem usar)
  • Cupom para primeira compra
  • Cupom para aniversariantes do mês
  • E outros, conforme sua estratégia.

Neste tópico, vamos focar no funcionamento do cupom de desconto padrão.


Como criar um cupom de desconto padrão?

Para adicionar um novo cupom, acesse a tela Cupons Padrão e clique no botão Adicionar.


Informações básicas do cupom:

  • Nome do cupom:

    Campo apenas informativo. Serve como um lembrete para que, no futuro, você saiba exatamente a que campanha aquele cupom se refere.

  • Código do cupom:

    Este é o código que o cliente vai digitar no checkout para ativar o desconto.

    Regras para o código: apenas letras e números, tudo em minúsculo e sem espaços.


Tipos de margens de desconto

O próximo passo é escolher o tipo de desconto:

  • Valor fixo em reais (exemplo: R$ 10 de desconto)

    ou

  • Porcentagem sobre o valor da compra (exemplo: 10% de desconto)

Faixas de desconto

Cada cupom pode ter até quatro faixas de desconto, funcionando como um desconto progressivo.


  • A primeira faixa é obrigatória, pois sem ela o cupom não tem efeito.
  • As demais faixas são opcionais: só entram em vigor se você preencher.

Cada faixa de desconto tem três campos:

  1. Margem de desconto:

    Exemplo: se for porcentagem, informe “10.00” para 10% e se for fixo em reais 10.00 para R$ 10,00

  2. Valor mínimo de compra:

    Exemplo: informe R$ 100 se quiser exigir um valor mínimo. Se não quiser usar esse critério, informe 0 (zero).

  3. Quantidade mínima de itens:

    Exemplo: se quiser exigir que o cliente tenha pelo menos 2 itens no carrinho, informe “2”. Caso não queira usar essa regra, informe 0 (zero).


Controle de uso do cupom

  • Quantidade disponível de usos:

    Informe o número máximo de vezes que o cupom pode ser usado na loja.

    Exemplo: se informar “10”, o cupom só poderá ser usado 10 vezes.

    Se quiser que o cupom seja ilimitado, informe um valor alto como “99.999”.

  • Permitir reutilização pelo mesmo cliente:

    Se quiser limitar o uso para uma vez por cliente, deixe essa opção desmarcada.

    Se o cliente puder usar o cupom várias vezes, marque a opção.


Regras de aplicação do desconto

  • Aplicação no carrinho

    Você escolhe em quais produtos o cupom poderá ser aplicado

    • Em todos os produtos do carrinho
    • Apenas no item mais barato
    • Apenas no item mais caro

      Base de cálculo das regras:

      Você escolhe se os critérios de valor mínimo e quantidade mínima serão calculados:

    • Com base em todos os produtos do carrinho
    • Apenas nos produtos participantes (se o cupom tiver uma lista de produtos definidos)
  • Frete grátis:

    Você pode configurar o cupom para permitir ou impedir a oferta de frete grátis, desde que a loja já tenha regras de frete grátis configuradas. Ou, se preferir, pode fazer com que o próprio cupom garanta o frete grátis.


Programa de afiliados (opcional)

Se o cupom for parte de uma campanha com um vendedor ou influenciador, você pode informar o código do vendedor no campo de afiliado. Assim, todas as vendas com esse cupom serão creditadas como indicação dele. Se não for o caso, deixe o campo com zero.


Permissões do cupom

Aqui você define se o cupom pode ou não ser combinado com outras condições da loja:


  • Permitir uso junto com preços promocionais dos produtos
  • Permitir uso junto com descontos por forma de pagamento
  • Permitir uso junto com créditos de carteira

Você pode ativar ou desativar cada uma dessas permissões conforme sua estratégia.


Mensagens ao cliente na tela de checkout

Personalize as mensagens que o cliente verá ao aplicar o cupom no checkout:


  • Mensagem de sucesso:

    Exemplo: “Cupom aplicado com sucesso! Aproveite seu desconto!”

  • Mensagem quando o cupom estiver esgotado:

    Exemplo: “Este cupom atingiu o limite de usos disponíveis.”


Restrições por serviço

Se quiser, pode restringir o cupom para ser usado apenas com determinados meios de pagamento ou modalidades de frete.


Exemplos:

  • Se quiser limitar o pagamento apenas via Pix, ative a restrição e selecione Pix.
  • Se quiser limitar o envio apenas por PAC, ative a restrição de frete e selecione PAC.