Recebemos notificação para cancelar o pedido aprovado
Esse alerta aparece na sua área de Alertas Críticos sempre que o gateway de pagamento (Cielo, Rede, Getnet, Pagarme, Mercado Pago ou PagSeguro) informa a Braavo! que o pedido sofreu um chargeback.
O chargeback acontece quando o titular do cartão de crédito contesta a compra junto ao banco emissor. A situação mais comum é o cliente alegar que não reconhece a compra, mas também pode acontecer em casos onde o cliente diz que não recebeu o produto ou afirma que não foi ele quem realizou a compra.
Mesmo que o pedido tenha sido aprovado anteriormente, o banco pode forçar o cancelamento por meio do chargeback. Por isso, a plataforma Braavo! sempre irá exibir um alerta crítico para chamar sua atenção, mas o pedido não será cancelado automaticamente.
Isso acontece porque um cancelamento automático devolve os produtos para o estoque, e nem sempre essa é a ação desejada. Cada caso precisa ser analisado individualmente.
O que o lojista deve fazer ao receber esse alerta:
- Acesse o painel do gateway de pagamento para entender o motivo detalhado do chargeback.
- Entre em contato com o comprador para esclarecer o ocorrido e verificar se houve algum mal-entendido.
- Somente após entender o caso, decida se o pedido deve ser cancelado manualmente dentro da Braavo!.
Essa abordagem evita ações precipitadas e dá a você controle total sobre o estoque e o atendimento ao cliente.