Como funciona Logística Reversa
Entendendo o Processo de Trocas e Devoluções na Plataforma
- Devolução por Crédito: Mesmo em casos de "troca" por outro produto, o processo padrão geralmente envolve a devolução do item original e a concessão de crédito no valor correspondente ao pedido. Com este crédito, o cliente pode então realizar um novo pedido na loja, escolhendo o novo item desejado (cor, tamanho, modelo diferente, etc.).
- Devolução e estorno do pagamento: Com esta opção, o valor é devolvido para o cliente através do meio de pagamento escolhido na hora da compra (Cartão de crédito ou Pix)
- Benefício: Este método simplifica sua rotina de devoluções, centralizando o processo financeiro em créditos ou estornos, e mantém seus clientes satisfeitos com a flexibilidade de escolher um novo produto.
A Jornada da Devolução (Visão Geral)
O processo de devolução geralmente segue estas etapas:
- Solicitação da Devolução: O cliente inicia a solicitação através do menu de usuário. (Minha conta> Pedidos)
- Verificação e Aprovação: Sua equipe analisa, aprova (ou recusa) a solicitação e gera o código de Reverso
- Postagem nos Correios: O cliente utiliza o código de logística reversa para postar o produto de volta, sem custo.
- Recebimento e Conferência: Sua loja recebe o produto devolvido e verifica sua condição.
- Estorno para o Cliente: O valor é reembolsado ao cliente conforme o método escolhido/configurado.
- Retorno ao Estoque: O produto devolvido (se em condições) retorna ao seu inventário.
Acompanhando a Solicitação de Devolução
Tanto você quanto seu cliente podem acompanhar o status do processo:
Visão do Cliente:
O cliente pode acompanhar o status da sua solicitação acessando a seção de "Pedidos" ou "Devoluções" em sua área de usuário na loja. (/conta/devolucoes).
- A plataforma também envia e-mails (e opcionalmente SMS, se configurado) notificando sobre as atualizações de status da devolução.
Visão do Lojista:
- Você pode gerenciar e acompanhar todas as solicitações de devolução diretamente na área de Devoluções em seu painel administrativo (Pedidos > Devoluções).
Tipos de Estorno
Após o recebimento e conferência da mercadoria devolvida, o estorno do valor ao cliente pode ser realizado de diversas formas:
- Crédito em Carteira: O cliente recebe o valor referente ao item devolvido como créditos para serem usados em compras futuras na sua própria loja. É uma ótima forma de incentivar uma nova compra.
- Estorno via PIX: O valor é transferido para a conta PIX do cliente. Este processo é geralmente realizado manualmente pelo seu setor financeiro.
- Estorno via Gateway de Pagamento: O reembolso é processado através do mesmo gateway de pagamento utilizado na compra original (Ex: Pagar.me, Mercado Pago, PayPal). O valor é estornado no cartão de crédito do cliente ou devolvido conforme as regras do gateway para outras formas de pagamento.